Tudo depende do tamanho do seu negócio. Para início de operação, o recomendado é começar com os Correios, principalmente por conta do custo obrigatório com a cota mínima de contrato, independente de você utilizar ou não o pacote de entregas contratado. Isso quer dizer que se você optar por usar de cara os Correios e outra transportadora, seu custo inicial com logística será muito alto, já que você pagará a cota mínima para os Correios e para a transportadora. Outra opção é contratar uma plataforma de frete, como a London Logística, que utilize parceiros para ter maior abrangência e que atenda também os pequenos e-Commerces. Agora, à medida que o seu e-Commerce ou Clube de Assinaturas for crescendo, é recomendável incluir transportadoras no seu esquema logístico, a fim de melhorar a qualidade da entrega e reduzir os custos médios com frete.
Além de englobar todos os processos da sua empresa, fazem parte da logística assuntos que vão do custo de produto a armazenagem e distribuição. Sem ter os valores determinados desde o princípio, você não conseguirá precificar sua mercadoria e a entrega. Essa é justamente uma das dúvidas mais frequentes, como conseguir preços de produto e frete melhores do que os concorrentes.
Defina quem será responsável pelo que na cadeia de produção, quando chegarão os produtos e como a compra chegará na logística. Tendo essas definições, fica mais fácil cada um saber a sua responsabilidade para que a compra chegue corretamente até o consumidor. Ao definir os papéis dos agentes logísticos na sua empresa, você também vai poder analisar quais pontos podem melhorar para ser mais eficiente do que os seus concorrentes.
Esta é uma pergunta bem comum sobre a logística no comércio eletrônico. Estabeleça metas com a equipe e com fornecedores. Negocie prazos, busque novas alternativas e mantenha o controle sobre tudo. Ouça o cliente para entender onde pode melhorar no seu processo. Se possível, faça compras eventuais para que possa simular na prática todo o processo e monitorar possíveis falhas antes que elas afetem os consumidores.
O sistema de gestão do seu e-commerce precisa estar integrado com o sistema de operação logística, ou seja, precisa entregar com qualidade, rapidez e, principalmente, conhecer o seu produto. Escolha empresas que já tenham trabalhado com a mercadoria com a qual você trabalha.
As empresas que cuidam de logística facilitam o processo, mas podem custar mais. Veja o quanto isso influencia no valor final do seu produto e decida. Coloque na balança os prós e contras e escolha o que for melhor para o seu negócio.
Além de afetar a sua credibilidade com o cliente, não cumprir com o prazo de entrega pode gerar prejuízos, como o cancelamento da compra, a restituição do valor e até uma indenização ao consumidor. Outra grande dificuldade do comércio eletrônico é a fidelização do cliente. Neste sentido, cumprir o prazo de entrega é essencial para que o consumidor faça uma segunda compra.
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